10 de jun de 2012

RESENHA - Feios - Scott Westerfeld


FICHA TÉCNICA

Título: FEIOS: Em um mundo de extrema perfeição, o normal é ser feio.

Autor: Scott Westerfeld

Tradução: Rodrigo Chia

Lançamento (Brasil): 2010

Editora: Galera Record

Páginas: 425

SinopseTally é uma Feia, e espera ansiosamente pela cirurgia para se tornar Perfeita. Sim, em um mundo que ser normal é Feio, os adolescentes ao fazerem 16 anos ganham o direito de se tornarem Perfeitos através e uma cirurgia. O melhor amigo de Tally: Peris, acaba de passar pela cirurgia, mas Tally tem que esperar mais algum tempo pela dela. Agora ela está sozinha, e não tem graça ficar rindo dos Perfeitos da cidade de Nova Perfeição, enquanto não tem companhia para fazer isso com ela. Então Tally conhece Shay, que está disposta a não passar pela cirurgia e quer fugir da cidade e viver em uma sociedade diferente. Onde as pessoas não são julgadas pela aparência. E Shay quer levar Tally com ela. Mas ela tem uma promessa com seu amigo Peris para se tornar Perfeita e os dois aprontarem juntos. Muita coisa está por trás da Perfeição, será quem conhece o segredo será disposto a pagar um preço bem alto por isso? E Tally vai ter que fazer uma escolha imposta pelas autoridades de Nova Perfeição. Encontrar Shay e tornar-se Perfeita ou nunca realizar a cirurgia e não honrar a promessa feita a Peris.

O autor Scott Westerfeld, foi muito feliz com essa história, tanto que a princípio ela foi desenhada como uma trilogia e terminou por ganhar um quarto volume, algo que ele brinca na dedicatório do livro Extras #4: 
PARA TODOS AQUELES QUE ME ESCREVERAM PARA REVELAR A DEFINIÇÃO SECRETA DA PALAVRA "TRILOGIA".
Mas voltando ao primeiro livro, me lembro de ter tido um primeiro contato com ele no ano do lançamento aqui no Brasil ao visitar uma livraria para comprar um título para presentear uma tia querida, e o achei interessante, mas na ocasião optei por uma outra história. Tempos depois, numa dessas promoções maravilhosas onde os livros saem por $9,90, encontrei-o novamente e daí comprei junto de outros tantos, por causa desse vício enlouquecedor de comprar sempre mais do que se dá conta de consumir!!!

Mas em casa o livro amargou tempos na estante, não sei bem motivo, mas um dia comecei a ler aleatoriamente e achei o início meio arrastado... gostava da escrita, mas as descrições, por vezes, me deixaram cansada. Mas a história era boa e eu segui em frente. Quando de fato me apaixonei pelas aventuras da Tally Yongblood, descobri que o livro na verdade era só o início de uma série de 4, o que me deixou empolgada e agradecida!!!

Diante disso, já posso começar falando que é uma ótima leitura, inserida no rol da distopia, recheada de cenas de aventura, com perseguições, explosões, saltos e voos enlouquecedores. Além disso a personagem mexe com questões muito íntimas a nós como a auto estima, a promessa, a traição, o egoísmo e doação.

Nesse primeiro livro a história apresenta como o ser humano, mesmo cercado de tecnologia e muito conhecimente, ainda se revela preconceitos e limitações identitárias. E sem querer querendo a Tally desarruma esse novo mundo de perfeição.

A dinamicidade das páginas fazem com leiamos sempre esperando por mais e isso é constante nos demais livros da coleção. O autor faz muitas referências ao mundo dos "enferrujados", que corresponde ao tempo presente, nos deixando conscientes do novo mundo e delimitando com muita eficiência o cenário fictício. 

As explicações são sempre muito pertinentes, seja para as questões humanas ou para as tecnológicas, o que deixa muito consistente a primeira etapa da saga. Mas como já comentei, no início, acredito que pela necessidade de ambientação do tempo futuro, achei as descrições cansativas, mas nada que algumas páginas a frente não compensem.

Um apelo que senti da história está na questão ambiental, mostrando como o abuso dos recursos naturais teve uma consequência drástica na história da humanidade, mudando seu rumo e desencadeando o surgimento da sociedade dos perfeitos, onde a natureza é vista como "intocável".

Não gosto de espoliar, por isso, sem mais revelações, deixo a indicação para quem gosta de leituras emocionantes, distópicas, com um fundo romântico e com momentos de reflexão, nos fazendo avaliar nossas atitudes, mas acima de tudo, nos fazendo transpor nossa realidade e alcançando um novo mundo, onde só a literatura é capaz de nos levar!

Livro 5 estrelas!!


5 comentários:

  1. Adorei a resenha, Mica!
    Já tenho este livro a um tempo, mas ainda não cheguei a ler... afinal, a fila de livros não lidos está enorme, e anda difícil encaixar ele! o.O Mas, depois da sua resenha, fiquei com vontade de ler...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa fila de livros só cresce não é?! A minha também é assim!!

    =D

    Mas Feios vale a pena!!!

    Que bom que gostou da resenha!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Feios me cativou. Ainda não li os outros livros, mas pretendo.
    A história é cheia de lições embutidas, emoção e uma aventura bem gostosa de ler.

    Beijos

    @meandmybookcase
    http://meandmybookcase.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir