9 de jun de 2012

Série FEIOS - Scott Westerfeld

A série FEIOS é composta por quatro volumes com enredos que tem ótimo fechamento e mais um ótimo gancho para o livro seguinte. Aqui no Brasil foram publicados pela Galera Record a partir de 2010.

São histórias no campo da distopia, apresentado um futuro onde a humanidade foi engolida por suas ambições, encerrando com o mundo que conhecemos.

A coleção já foi publicado em diferentes países (veja esse post, com as diferentes capas de publicações pelo mundo todo do blog As História não Acabam: <http://ashistoriasnaoacabam.blogspot.com.br/2012/02/capas-diferentes-serie-feios.html>).

O primeiro livro da série é intitulado FEIOS, nome que leva a série, conta a história de uma cidade futurista divida geograficamente entre os feios e os perfeitos.  Aos 16 anos os feios passam por uma cirurgia e tornam-se perfeitos, passando a viver na vila destinada a estes, onde a vida é de pura alegria e diversão constante, mas para Tally Yongblood algo sairá errado e a sua perfeição, tão esperada, será protelada. 


SinopseTally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.

No segundo livro, PERFEITOS,  a personagem principal é agora uma linda perfeita que se preocupa diariamente em aproveitar do seu mundo de felicidades, festas e mordomias. Nessa dinâmica Tally Yongblood tem de escolher entre essa perfeição ou seu auto controle.


SinopseTally agora é uma perfeita - deslumbrante e avoada. As festas nunca acabam em Nova Perfeição, e os feitos de seus dias de feia deram a Tally uma reputação inigualável. Agora, tudo que ela precisa fazer é esperar ser aceita entre os Crims, um grupo de perfeitos que se diverte testando os limites da cidade, mas isso não deve demorar muito - com seu histórico de rebeldia e com Zane, o líder do grupo, ao seu lado... Mas nem tudo corre de acordo com o esperado na grande festa dos Crims - um enfumaçado entra de penetra na festa e isso traz de volta lembranças esquecidas há tempos, em uma certa mesa de cirurgia...  A Fumaça, apesar do golpe dado pelos Especiais, não está derrotada. Das imensidões desertas longe das cidades, os enfumaçados continuam a lutar e se rebelar contra as imposições da Divisão de Circunstâncias Especiais. E, de repente, Tally se vê forçada a escolher entre viver na bela ilusão de felicidade, em Nova Perfeição, ou enfrentar a realidade e se juntar à Fumaça... mais uma vez.

O terceiro volume, ESPECIAIS, começa com Tally transformada numa super perfeita, cruel e imensamente forte, com uma missão bem clara: proteger sua cidade dos enfumaçados tentando não fazer o mal, mas se necessário, sim.

SinopseTally sempre esteve à frente do seu tempo e pronta para fazer truques super borbulhantes antes mesmo de ir para Nova Perfeição. Seja enquanto feia ou perfeita, ela nunca foi uma menina comum. Mas nem mesmo Tally podia imaginar que, não somente seria escolhida para se tornar uma Especial, como também acabaria sendo um dos membros mais importantes da Circunstâncias Especiais — uma Cortadora. Tally agora é praticamente uma arma letal, com reflexos ultrarrápidos, dentes e unhas afiadas e uma beleza cruel. Mas o mais importante de tudo é que Tally passa a ver e sentir o mundo de uma maneira diferente, uma maneira sagaz. Agora tudo é muito claro na sua cabeça e nenhuma emoção de avoado atrapalha sua mente concentrada — ou pelo menos não deveria... Quando finalmente a Nova Fumaça é descoberta e Tally tem a oportunidade de acabar com todos os rebeldes de uma vez por todas, Zane ressurge em sua vida e fragmentos de sua memória começam a renascer e a criar uma verdadeira revolução na cabeça de Tally. Tudo agora passa a depender de uma decisão: escutar esse último suspiro fraco do seu coração ou seguir seus instintos de Especial, e dar continuidade à missão para qual foi treinada. De uma maneira ou de outra, Tally vai mudar para sempre seu destino e, como de costume, vai provar que não é como os outros.

E o último livro, EXTRAS, conta de um mundo pós-perfeição avoada, onde a nova regra é ser popular, ao menos é assim na cidade de Aya Fuse. Mas para ser popular ela acabará numa grande circunstância especial, onde a Especial Tally Yongblood e seus amigos cortadores tomarão a cena, buscando salvar o mundo de uma grande ameaça bélica.


SinopseNo quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

SOBRE O AUTOR:
Scott Westerfeld nasceu em 1963, no Texas, EUA. Com mais de 15 livros publicados, já ganhou os prêmios Victorian Premier e Aurealis, além de ter recebido o título de Melhor Livro para Jovens Adultos pelos livros Peeps e Uglies. Formado em Filosofia, ele já trabalhou como professor substituto, editor, designer de softwares e ghostwriter, ou seja, ele escrevia para outras pessoas assinarem. Segundo ele, seu trabalho era como "dirigir o carro de outra pessoa muito, muito rápido, por muito dinheiro". Hoje, ele e a mulher, a escritora australiana Justine Larbalestier, dividem seu tempo entre Sidney, Austrália, e Nova York, sempre tentando fugir do inverno. Sobre a experiência de ser casado com outra escritora, ele diz que "escritores são como gatos; é melhor ter dois para que eles brinquem juntos, em vez de beberem demais e arranharem o sofá".








SUPER INDICADO! AGORA LEIAM AS RESENHAS!

=D

8 comentários: