13 de jun de 2012

RESENHA - O Sonho de Eva - Chico Anes



FICHA TÉCNICA


TÍTULO: O sonho de Eva: dormir pode ser um jogo perigoso


AUTOR: Chico Anes


LANÇAMENTO: 2012


EDITORA: Novo Conceito Jovem


PÁGINAS: 304


SINOPSE: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Adoro ler literatura nacional! E essa livro foi adorável também! Não que a história seja adorável, pelo contrário, é recheada de suspense, assassinatos, teorias conspiratórias e perigos difíceis de contornar!

A história gira entorno da dr. Eva Abelar que tem um filho autista de 6 anos raptado e uma irmã mais nova, Anna, que se joga para a morte da cobertura de um prédio em São Paulo. Essas tragédias estão relacionadas ao estudos na área da psicologia sobre sonhos lúcidos que vem sendo realizados pelo pai, já falecido, por Anna e pela Eva. Há uma industria de entreterimento chinesa lançando um produto revolucionário baseado nesse campo. Quando Anna se mata estava empregada por esse grupo. Eva percebe essa relação e no ímpeto de recuperar seu filho e desvendar esse mistério, ocupa o cargo da irmã, se muda para a china e embarca num verdadeiro pesadelo, onde não há amigos, e ela só pode contar com seus próprios sonhos, antes que eles também se tornem uma arma contra ela.

O desenrolar da história se dá em 20 capítulos que intercalam diferentes narrações, apresentando personagens que concomitantemente vivem situações diversas. A narrativa viaja entre São Paulo e China, sendo o Dr. Alec, um ex namorado de Eva, o investigador aqui no Brasil e a própria Eva a investigadora em terras do mandarim.

A busca pelo filho e as explicações acerca do mundo onírico, o mundo dos sonhos é muito empolgante e cheia de reviravoltas, com personagens bem construídos, dos quais a gente se apega e depois se frusta! As cenas de ação e suspense são daquelas que te prendem e te deixam aflitas para que tudo se resolva logo.

A abordagem dos temas mais acadêmicos é tratada de maneira bem didática e superficial, não causando nenhuma estranheza a leitores leigos, mas deixando-os interessados ao ponto de querer seguir em frente na história. Além disso, são abordados traumas que muitos de nós podemos nos identificar, e até mesmo conseguir superá-los, acompanhando a caminhada dos personagens.

O livro é muito bom, só nas últimas páginas, nas últimas mesmo, há um diálogo entre Eva e Alec que tratam de diversos assuntos, que me pareceu meio corrido, com os temas lançados ao largo, dizendo muito em pouco espaço e deixando uma sensação de último fôlego... Nesse mesmo trecho tive a certeza de que o Chico Anes desejou fazer um alerta sobre o que de fato pode interferir no nosso livre-arbítrio, mas ele deveria ter gasto mais páginas para isso ou ter usado menos temas. Ficou cansativo.

Mas é um ótimo livro, que vale a pena ser lido, que nos insere numa realidade de fortes emoções, e claro, tem até aquelas questões românticas que embelezam qualquer enredo! Leiam! Vocês vão gostar!!

Livro 4 estrelas!

4 comentários:

  1. Oi Mica!!
    Sabe que comecei a ler ele e achei meio cansativo e aí abandonei. Sempre que vejo resenhas positivas eu penso que desisti rapido demais... Ainda volto!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal,to visitando o blog hoje e já amei,to seguindo agora :) Eu vi esse livro na livraria ontem, mas acabei comprando "Estilhaça-me" será que fiz certo? Ele parece tão legal,kkk, mas tá na minha lista de próx. leituras vlw pela dica.
    bjsss ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu pretendo ler este livro em breve, desde que a NC lançou que a sinopse me chamou bastante atenção!! Parabéns pela resenha ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir