Resenhas






Malu de Bicicleta


Editora Objetiva


2003


224 páginas


Onde comprar:
LIVRARIA DA TRAVESSA: http://www.travessa.com.br/




Autor: Marcelo Rubens Paiva, que já publicou vários livros como Feliz Ano Velho (1981) e O homem que conhecia as mulheres (2006), além textos teatrais como Da boca pra fora em 2001.


Resumo: A história apresenta Luiz, o personagem-narrador, que tenta compreender como um "galinha" paulistano se apaixona perdidamente por uma carioca que anda de bicicleta, analisando o seu histórico nada bem comportado de rapaz pegador até tornar-se um marido fiel e muitíssimo desconfiado.

É nesse cenário que se passa a história de amor entre Luiz e Malu, que se conhecem numa viagem do paulista galinha para descansar na cidade maravilhosa, onde acaba, literalmente, atropelado pela Malu de bicicleta. 


A história segue suavemente por texto recheado de erotismo e diversão, nos fazendo conhecer o íntimo do Luiz e como se numa relação efeito-causa a sua vida se encaminhasse para a história de amor entre os personagens principais.


Há um roteiro histórico por onde acompanhamos o passar os anos de Luiz que são recheados de solidão e sexo, deixando claro ao leitor as nuances de bom menino e garoto mau a cada novo trecho de sua vida.


O ápice da história se dá com Luiz casado com Malu e feliz, mas depois de achar um bilhete dentro de um livro de sua esposa, a desconfiança o domina, deixando-o a mercê do ciúmes e de sua força destruidora.


A leitura é agradável, com um texto que prende, excita e principalmente, toca o coração, nos fazendo refletir como o ser humano imprime em seus parceiros as imagens que tem de si mesmos.


Leiam e aproveite mais essa delícia da literatura brasileira!!










FICHA TÉCNICA


TÍTULO: O sonho de Eva: dormir pode ser um jogo perigoso


AUTOR: Chico Anes


LANÇAMENTO: 2012


EDITORA: Novo Conceito Jovem


PÁGINAS: 304


SINOPSE: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Adoro ler literatura nacional! E essa livro foi adorável também! Não que a história seja adorável, pelo contrário, é recheada de suspense, assassinatos, teorias conspiratórias e perigos difíceis de contornar!

A história gira entorno da dr. Eva Abelar que tem um filho autista de 6 anos raptado e uma irmã mais nova, Anna, que se joga para a morte da cobertura de um prédio em São Paulo. Essas tragédias estão relacionadas ao estudos na área da psicologia sobre sonhos lúcidos que vem sendo realizados pelo pai, já falecido, por Anna e pela Eva. Há uma industria de entreterimento chinesa lançando um produto revolucionário baseado nesse campo. Quando Anna se mata estava empregada por esse grupo. Eva percebe essa relação e no ímpeto de recuperar seu filho e desvendar esse mistério, ocupa o cargo da irmã, se muda para a china e embarca num verdadeiro pesadelo, onde não há amigos, e ela só pode contar com seus próprios sonhos, antes que eles também se tornem uma arma contra ela.

O desenrolar da história se dá em 20 capítulos que intercalam diferentes narrações, apresentando personagens que concomitantemente vivem situações diversas. A narrativa viaja entre São Paulo e China, sendo o Dr. Alec, um ex namorado de Eva, o investigador aqui no Brasil e a própria Eva a investigadora em terras do mandarim.

A busca pelo filho e as explicações acerca do mundo onírico, o mundo dos sonhos é muito empolgante e cheia de reviravoltas, com personagens bem construídos, dos quais a gente se apega e depois se frusta! As cenas de ação e suspense são daquelas que te prendem e te deixam aflitas para que tudo se resolva logo.

A abordagem dos temas mais acadêmicos é tratada de maneira bem didática e superficial, não causando nenhuma estranheza a leitores leigos, mas deixando-os interessados ao ponto de querer seguir em frente na história. Além disso, são abordados traumas que muitos de nós podemos nos identificar, e até mesmo conseguir superá-los, acompanhando a caminhada dos personagens.

O livro é muito bom, só nas últimas páginas, nas últimas mesmo, há um diálogo entre Eva e Alec que tratam de diversos assuntos, que me pareceu meio corrido, com os temas lançados ao largo, dizendo muito em pouco espaço e deixando uma sensação de último fôlego... Nesse mesmo trecho tive a certeza de que o Chico Anes desejou fazer um alerta sobre o que de fato pode interferir no nosso livre-arbítrio, mas ele deveria ter gasto mais páginas para isso ou ter usado menos temas. Ficou cansativo.

Mas é um ótimo livro, que vale a pena ser lido, que nos insere numa realidade de fortes emoções, e claro, tem até aquelas questões românticas que embelezam qualquer enredo! Leiam! Vocês vão gostar!!

Livro 4 estrelas!









FICHA TÉCNICA

Título: FEIOS: Em um mundo de extrema perfeição, o normal é ser feio.

Autor: Scott Westerfeld

Tradução: Rodrigo Chia

Lançamento (Brasil): 2010

Editora: Galera Record

Páginas: 425

SinopseTally é uma Feia, e espera ansiosamente pela cirurgia para se tornar Perfeita. Sim, em um mundo que ser normal é Feio, os adolescentes ao fazerem 16 anos ganham o direito de se tornarem Perfeitos através e uma cirurgia. O melhor amigo de Tally: Peris, acaba de passar pela cirurgia, mas Tally tem que esperar mais algum tempo pela dela. Agora ela está sozinha, e não tem graça ficar rindo dos Perfeitos da cidade de Nova Perfeição, enquanto não tem companhia para fazer isso com ela. Então Tally conhece Shay, que está disposta a não passar pela cirurgia e quer fugir da cidade e viver em uma sociedade diferente. Onde as pessoas não são julgadas pela aparência. E Shay quer levar Tally com ela. Mas ela tem uma promessa com seu amigo Peris para se tornar Perfeita e os dois aprontarem juntos. Muita coisa está por trás da Perfeição, será quem conhece o segredo será disposto a pagar um preço bem alto por isso? E Tally vai ter que fazer uma escolha imposta pelas autoridades de Nova Perfeição. Encontrar Shay e tornar-se Perfeita ou nunca realizar a cirurgia e não honrar a promessa feita a Peris.

O autor Scott Westerfeld, foi muito feliz com essa história, tanto que a princípio ela foi desenhada como uma trilogia e terminou por ganhar um quarto volume, algo que ele brinca na dedicatório do livro Extras #4: 
PARA TODOS AQUELES QUE ME ESCREVERAM PARA REVELAR A DEFINIÇÃO SECRETA DA PALAVRA "TRILOGIA".
Mas voltando ao primeiro livro, me lembro de ter tido um primeiro contato com ele no ano do lançamento aqui no Brasil ao visitar uma livraria para comprar um título para presentear uma tia querida, e o achei interessante, mas na ocasião optei por uma outra história. Tempos depois, numa dessas promoções maravilhosas onde os livros saem por $9,90, encontrei-o novamente e daí comprei junto de outros tantos, por causa desse vício enlouquecedor de comprar sempre mais do que se dá conta de consumir!!!

Mas em casa o livro amargou tempos na estante, não sei bem motivo, mas um dia comecei a ler aleatoriamente e achei o início meio arrastado... gostava da escrita, mas as descrições, por vezes, me deixaram cansada. Mas a história era boa e eu segui em frente. Quando de fato me apaixonei pelas aventuras da Tally Yongblood, descobri que o livro na verdade era só o início de uma série de 4, o que me deixou empolgada e agradecida!!!

Diante disso, já posso começar falando que é uma ótima leitura, inserida no rol da distopia, recheada de cenas de aventura, com perseguições, explosões, saltos e voos enlouquecedores. Além disso a personagem mexe com questões muito íntimas a nós como a auto estima, a promessa, a traição, o egoísmo e doação.

Nesse primeiro livro a história apresenta como o ser humano, mesmo cercado de tecnologia e muito conhecimente, ainda se revela preconceitos e limitações identitárias. E sem querer querendo a Tally desarruma esse novo mundo de perfeição.

A dinamicidade das páginas fazem com leiamos sempre esperando por mais e isso é constante nos demais livros da coleção. O autor faz muitas referências ao mundo dos "enferrujados", que corresponde ao tempo presente, nos deixando conscientes do novo mundo e delimitando com muita eficiência o cenário fictício. 

As explicações são sempre muito pertinentes, seja para as questões humanas ou para as tecnológicas, o que deixa muito consistente a primeira etapa da saga. Mas como já comentei, no início, acredito que pela necessidade de ambientação do tempo futuro, achei as descrições cansativas, mas nada que algumas páginas a frente não compensem.

Um apelo que senti da história está na questão ambiental, mostrando como o abuso dos recursos naturais teve uma consequência drástica na história da humanidade, mudando seu rumo e desencadeando o surgimento da sociedade dos perfeitos, onde a natureza é vista como "intocável".

Não gosto de espoliar, por isso, sem mais revelações, deixo a indicação para quem gosta de leituras emocionantes, distópicas, com um fundo romântico e com momentos de reflexão, nos fazendo avaliar nossas atitudes, mas acima de tudo, nos fazendo transpor nossa realidade e alcançando um novo mundo, onde só a literatura é capaz de nos levar!

Livro 5 estrelas!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário